Quando notamos que o site está crescendo ou percebemos que o número de visitas aumentou, a solução mais eficiente é pensar na otimização das consultas SQL.
A busca por um assunto específico em um livro,por exemplo, é muito mais fácil e rápido quando feita utilizando o índice, essa definição é clássica. Por esta razão, neste artigo, focaremos a criação de índice no mysql para otimizações nas consultas nos bancos de dados.
Com o aumento de visitas ao site, é necessário que a resposta do banco de dados seja a mais rápida possível e os índices são uma espécie de “turbo” para as consultas. De qualquer forma, a criação de índices deve ser cautelosa, pois o mesmo necessita de espaço na base de dados, não se deve criar índices em todos os campos, mas sim, nos campos que são utilizados em critérios de buscas (WHERE, INNER JOIN, entre outros).
O uso de índices é um dos aspectos mais importantes para otimizar bases de dados. Não importa se ela é grande ou pequena, uma pesquisa em uma tabela não indexada com 1.000.000 (um milhão) de registros, nunca será rápida e leve. Se sua aplicação faz várias vezes a mesma consulta e retorna uma quantidade considerável de registros, você pode utilizar o SQL_CACHE no Mysql, por exemplo:
A cada acesso ao seu index.php ele executa a query:
"SELECT codigo, nome FROM tabela WHERE codigo > 0;"
Ao invés de fazer o MySQL processar sempre esta query, utilize:
"SELECT SQL_CACHE codigo, nome FROM tabela WHERE codigo > 0;"
Observação: Clientes dos planos Hospedagem Expressa e Profissional (I, II, III e Premium) não necessitarão utilizar o SQL_CACHE, pois o servidores já estão configurados para utilizá-los automaticamente.
O MySQL buscará o resultado da query no cache ao invés de fazer sempre a mesma pesquisa, o servidor MySQL poderá responder até 90% mais rápido a sua solicitação, deixando o carregamento do seu site muito mais rápido. Caso sua tabela seja atualizada, o cache será reiniciado.
- 1 Usuários acharam útil