Como divulgar minha loja virtual ?


Para lojas virtuais, a boa divulgação é fundamental. Afinal, ao contrário de lojas físicas, ninguém passa na frente de uma vitrine virtual por acaso.

Normalmente as lojas virtuais dão um ótimo retorno financeiro, principalmente se tiverem bons preços no mercado e um bom atendimento. Além disso, dependerá também da quantidade e qualidade dos investimentos feitos em sua divulgação.

Seguem abaixo algumas dicas interessantes sobre como você poderá realizar este tipo de "divulgação" da sua loja :

1 – Utilizando técnicas de SEO Leia aqui o que é em sua loja virtual

Uma das maneiras mais eficazes para gerar visitas em sites ou lojas virtuais é o uso do SEO, que consiste na aplicação de algumas regras para que a loja tenha destaque em sistemas de busca.

Para um controle melhor das páginas indexadas pelos buscadores, conheça o protocolo Sitemap, cuja utilização é estimulada pelo Google e pelo Yahoo!. O Sitemap facilita aos sites de buscas compatíveis a inclusão em seus índices das principais páginas da loja.

Após gerado um Sitemap, você poderá envia-lo para a sua loja através do menu Ferramentas > Gerenciador de arquivos . A url de acesso ao arquivo será: http://www.seudominio.com.br/imagens/seudominio.com.br/arquivos/sitemap.xml.

2 – Utilize as redes sociais para atrair mais clientes

Hoje a web segue um novo rumo, onde os usuários que escolhem o que querem acessar e consumir, estes usuários tem poder de escolha e influência, ou seja é importante mostrar as vantagens de seus produtos ou marca para estes usuários, usando ferramentas gratuitas para isso como: Orkut, Twitter, Facebook, Blogs entre outros meios existentes.

Dica: Use de forma natural, nada de spam ou propaganda forçada.

3 – Utilize a internet a seu favor

Anúncios em sites parceiros, ou em portais grandes podem trazer muitos acessos, porém é preciso ponderar que se sua loja está pronta para esse “boom”, é melhor ir com calma, utilize os links patrocinados e aumente seus acessos gradativamente, pois é você que escolhe a quantidade de retorno que deseja obter.

Uma das formas mais eficazes para divulgar lojas virtuais é o link patrocinado, que rapidamente coloca seu site no topo dos principais portais de busca.

O pagamento é feito somente quando o anúncio for clicado, podendo-se escolher o quanto quer pagar por clique. O acompanhamento do desempenho das campanhas e de seus retornos financeiros é feito em tempo real, podendo-se modificar a qualquer momento o texto e a posição dos anúncios.
Conheça o Google AdWords.
Clique aqui para ver o tutorial passo-a-passo sobre o Adwords que o Google preparou.
Coloque a loja em destaque nos sites de busca dos maiores portais brasileiros, contratando os links patrocinados do Yahoo! Search Marketing. Ao criar sua campanha, a loja terá destaque em sites como Yahoo!, MSN Bing, AltaVista, Flickr, Lance Net, InfoMoney etc.

No UOL Links Patrocinados, os anúncios podem ser direcionados de acordo com sexo, idade e localização geográfica (ex: homens de 20 a 50 anos, moradores do bairro de Pinheiros, em São Paulo). Os anúncios podem ser veiculados nos canais do UOL relacionados com o seu segmento (ex: se a empresa vende artigos esportivos, seu anúncio será publicado no Canal Esporte).

O Buscapé oferece um crédito para os lojistas que utilizam o iShopping no valor de R$ 200,00. Além disso, uma equipe de especialistas atenderá às suas dúvidas e poderá fazer sugestões de anúncios, sem custos adicionais. Para cadastrar a loja, basta contratar o iShopping, que logo será liberado o acesso ao cupom, que deverá ser informado no momento do seu cadastro no site do Buscapé, ao final do cadastro de sua campanha.

4 – Crie um canal com o seu cliente

Recomendams a todo responsável por uma loja virtual criar e manter um blog *Conheça uma ferramenta grátis* [http://pt-br.wordpress.com/] corporativo, além de ajudar a “indexar” sua loja em sites de busca e aumentar a relevância, você vai criar um canal direto com o seu cliente, onde pode divulgar novidades, promoções e até mesmo comentários de seus compradores sobre as transações em sua loja, transmitindo mais confiança para quem vai comprar.

5 - Redes sociais

Crie conteúdo especial da loja nos sites de relacionamento mais utilizados, tais como o (Google Blogger), Twitter, Facebook, Orkut, Linkedin, dentre outros.

Se a loja tem foco no público feminino, conheça o Tiiza, um sistema que ajuda as mulheres a realizarem seus desejos de consumo. O Tiiza é um canal de vendas original, dirigido por gostos, necessidades e desejos das consumidoras. O funcionamento é simples e objetivo. As visitantes cadastram seus desejos de compra no Tiiza e recebem ofertas de produtos direcionados para o seu perfil.

6 - Preços competitivos

Muitos consumidores começam suas compras pelos sites de comparação de preços. Solicite a inclusão dos produtos da loja aos portais deste segmento. Seguem abaixo alguns exemplos (aproveite para ver como estão os preços da loja com relação à concorrência):

Shopping UOL, Terra Shopping, JáCotei, OComparador, ShopFácil.


7 - Indexação facilitada

Verifique no painel administrativo da sua loja virtual, no menu Configurações > Meta TAGs , se os campos "Breve descrição da loja" e "Palavras-chaves da loja" estão preenchidos corretamente. Estas informações são utilizadas pelos sites de busca para cadastrar e indexar a loja.

O Google oferece um serviço gratuito que sugere palavras-chave, informando as respectivas popularidades e valores para divulgação em links patrocinados.

8 - Divulgação "off-line"

Com o lançamento da loja virtual, inclua seu endereço internet em todos os impressos da loja (cartões de visita, talonários de notas fiscais, folhetos, brindes, etc). Se possível, coloque também seu endereço virtual na fachada da loja física. Faça como diversas concessionárias de automóveis: ofereça aos visitantes computadores com acesso à loja virtual.

9 - Faça o cadastro da sua loja virtual no e-bit

Recomendamos o cadastro de sua loja virtual no e-bit (consultor de compras on-line), para se cadastrar no e-bit (consultor de compras on-line), acesse: http://www.ebit.com.br/convenio_lojas/html/convenio_lojas.asp

Após realizado o acadastro, acesse o menu Ferramentas > Banners > e-Bit e ative o sistema de pesquisa do ebit e coloque o selo do e-bit em sua loja virtual.

10 - E-mail marketing

Divulgar através de e-mail marketing consiste em mandar uma mala-direta com informações sobre a empresa, produtos, serviços ou eventos para um determinado público-alvo.
Para que a sua empresa possa divulgar a sua loja virtual, seus produtos, serviços ou o seu site através de e-mail marketing é necessário primeiramente ter inscritos em sua lista de newsletter e clientes cadastrados, depois escolher uma forma adequada para a submissão, criar os templates dos e-mails, enviar e depois analisar os resultados.

Assim como uma loja física, a sua loja virtual também necessita de divulgação. De nada adianta ter uma loja virtual, linda, cheia de recursos e preço ótimos, sem que o seus clientes potenciais saibam que ela existe!

Propaganda é a alma do negócio! Na internet também …
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